Governador efetiva Valderez na Setas e nomeia Lázaro Botelho secretário extraordinário
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) promoveu uma dupla nomeação estratégica no 1º escalão do Palácio Araguaia, nesta segunda-feira (11/8), e já oficializada por meio do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em um único ato, ele efetivou a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) como secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e, na sequência, designou o esposo dela, o ex-deputado federal Lázaro Botelho (PP), para comandar a Secretaria Extraordinária de Ações Governamentais – pasta que até então era chefiada pela própria Valderez.
A ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, já respondia interinamente pela Setas desde o início de agosto, acumulando a função à frente da pasta que agora será comandada pelo esposo. Ela assumiu a Setas no lugar da pedagoga Cleizenir Divina dos Santos, que se aposentou por tempo de contribuição.
Já Lázaro Botelho, foi acomodado no governo após perder o mandato de deputado federal recentemente, em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a regra de distribuição das sobras eleitorais das eleições de 2022, que devolveu o assento na Câmara ao deputado Tiago Dimas (Podemos).
Com a nova configuração, Lázaro deixa Brasília, mas mantém espaço na estrutura do governo estadual, ocupando agora um posto no primeiro escalão e reforçando o peso político do casal na gestão Wanderlei Barbosa.