IPTU de Palmas terá aumento de 4,46% em 2026 após atualização da planta de valores

IPTU de Palmas terá aumento de 4,46% em 2026 após atualização da planta de valores

Em 2026, o valor do IPTU de Palmas terá um aumento por causa da atualização monetária da Planta de Valores Genéricos do Município. O reajuste será de 4,46%, referente à variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 30 de dezembro de 2025. Segundo o secretário da Fazenda de Palmas, Fabiano de Souza, não houve um aumento de tributos, apenas uma correção da inflação.

“A expectativa de aumento de arrecadação é exatamente 4,46%, o que equivale à correção da inflação nesse período de 12 meses. Vale mais uma vez reforçar não é um aumento de tributos, não é um aumento de base de cálculo, nem aumento de alíquota. Apenas uma correção da inflação no período de 12 meses”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

As datas para início do pagamento do imposto ainda não foram divulgadas. Os contribuintes que discordarem do valor atualizado do IPTU poderão fazer uma contestação junto à prefeitura.

“O cidadão que, porventura, não concorda com o valor atualizado, ele tem o direito, previsto no Código Tributário Municipal, de fazer uma contestação ou de solicitar uma avaliação contraditória isso é feito gratuitamente”, explicou o secretário.

Share this post